Parque Nacional da Serra da Capivara: pinturas rupestres no Brasil

O Parque nacional da Serra da Capivara abriga a maior concentração de pinturas rupestres do Brasil. A região também tem paisagens únicas, com cânions, chapadas e formações rochosas curiosasLocalizado no sudeste do estado do Piauí, o Parque Nacional Serra da Capivara, ocupa áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. O parque foi criado com motivações ligadas à preservação de um meio ambiente específico, e de um dos mais importantes patrimônios culturais pré-históricos do país. O Parque Nacional Serra da Capivara recebeu pela UNESCO o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Apesar de sua importância, segue desconhecido da maior parte dos brasileiros.
O parque protege a maior concentração de sítios arqueológicos das Américas, com mais de 6 mil sítios cadastrados, dos quais 173 são abertos para visitação. A maioria com pinturas e gravuras rupestres, nos quais apresentam vestígios extremamente antigos da presença de homens na região, datados há cerca de 12 mil anos. No local também é possível encontrar diversos vestígios do homem pré-histórico no país.

Mas para ver as pinturas é preciso suar a camisa, a maioria das pinturas encontram-se em paredões ingrimes, lutando também contra a alta temperatura da região, que chega a 45ºC.

A maneira mais rápida de chegar ao Parque é através de Petrolina, cidade do Estado de Pernambuco, da qual dista 300 Km. A cidade de Petrolina dispõe de um aeroporto onde opera atualmente a Gol, e a BRA, ligando a região com Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Fonte: guiaviajarmelhor.com.br
Foto: Chico Rasta / MTur

Leave a Comment