Lugares para conhecer em Teresina

Uma das primeiras capitais planejadas do país, Teresina tem ótimos parques para programa ao ar livre, gastronomia deliciosa e uma agitada vida noturna

A única capital do Nordeste que não possui um litoral, Teresina está a beira de dois importantes rios, o Parnaíba e o Poty. As áreas verdes são importantes atrativos turísticos da cidade, que possui belos parque ambientais, como o Encontro das Águas e o Lagoas do Norte, com áreas destinadas ao esporte e lazer.

A cidade expõe árvores frondosas por suas ruas, praças, avenidas e quintais, mantendo o título de “Cidade Verde”. São as figueiras, os oitizeiros, as mangueiras e as acácias que amenizam o calor trazido por sua baixa altitude. Nos meses de setembro a dezembro o calor é intenso, mas no primeiro semestre a temperatura é agradável, especialmente à noite e cedo da manhã.

Por essa ausência do mar, a cidade desenvolveu bastante a sua vida noturna, existindo semanalmente inúmeras opções de shows, apresentações musicais, teatro, cinema e boates, destacando-se uma culinária típica de sabor inigualável. Foi assim que os eventos se multiplicaram e hoje a cidade recebe diversas feiras, congressos e convenções no mês, muitos de caráter nacional e internacional.

Em uma tarde em Teresina é possível conhecer as principais construções da cidade em uma agradável caminhada pelo centro. Na hora das compras a Central de Artesanato, situada na Praça Pedro II possuí objetos de madeira como santos e as bolsas e outros utensílios de jantar feitos de fibras de buriti.

Outro ponto que merece ser explorado é a culinário regional, que carrega pratos bem temperados e saborosos como galinha d’angola, arroz com carne seca picada, carne seca com farinha e pilão e a peixada mergulhada no leite de coco e batata doce. Para refrescar um suco de caju gaseificado bem gelado conhecido como “cajuína” ou outros sucos exóticos como murici são uma ótima pedida.

Fonte: guiaviajarmelhor.com.br
Foto: Juscelino Reis

Leave a Comment